"Vender - na sua essência - não é concretizar uma transacção comercial. É, em primeiro lugar, o início de uma conexão humana!" - Bob Burg

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bastonário da Ordem dos Médicos contra Prescrição Electrónica e por DCI

Foi ao Jornal Público a primeira entrevista do Bastonário da OM, abordando vários assuntos.

Prescrição Electrónica e por DCI, aqueles que mais interessam à actividade dos DIM. 

O Dr. José Manuel Silva mostrou-se contra, afirmando:

"O doente é prejudicado com a alteração da marca do medicamento na farmácia. Cada vez que se troca um medicamento, está a alterar-se a biodisponibilidade do princípio activo. De genérico para genérico muda o excipiente, o perfil dos efeitos adversos, a cor dos comprimidos e das caixas... o que cria confusão. Há doentes que tomam duas e três marcas do mesmo princípio activo. É má-fé impor a prescrição exclusiva por DCI e não estamos preparados para avançar com a prescrição electrónica em Março. Se a justificação é para poupar dinheiro aos doentes, e sabemos que não é essa a razão, o problema resolve-se hoje. Se fosse ministro, marcava o preço de todos os genéricos do mesmo princípio activo pelo mesmo valor, o valor mais baixo, e até continuava a descer mais uns dez por cento. O Estado define o preço dos medicamentos e marca produtos do mesmo princípio activo com preços díspares e depois só quer que se prescrevam uns e não os outros."

Para ler toda a entrevista:
PUBLICO.PT




Em novas declarações ao Diário Económico o Bastonário responde:



Com o novo diploma da prescrição por princípio activo os médicos vão ter justificar sempre que "trancarem" uma receita. Isto retira poder aos médicos?
A inviolabilidade da prescrição não é uma questão de "poder", é uma questão de defesa do doente e da qualidade da prática médica. A substituição de marcas do mesmo princípio activo nas farmácias é um acto tecnicamente errado e prejudicial ao doente, devido aos factores de variabilidade. É uma questão importantíssima a ser dirimida pelo próximo bastonário.
(Actualizada a 30 de Janeiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário