"Vender - na sua essência - não é concretizar uma transacção comercial. É, em primeiro lugar, o início de uma conexão humana!" - Bob Burg

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Que tipo de D.I.M. ( Vendedor ) sou ?

Kelley Robertson é um autor americano que tem obra publicada na àrea das vendas. No seu site http://www.fearless-selling.ca/blog pergunta que tipo de pessoas são melhores em Vendas?

A resposta foi dada através de um estudo recente, publicado em Dezembro de 2010 pela Universidade de Harvard, que observou no terreno 800 vendedores. 

Concluíram que existem 8 tipos de Vendedores. Veja qual é o seu:

EXPERTS (9%) - Fazem a venda sem esforço e mantém os clientes satisfeitos consistentemente

CLOSERS ( 30%) - Fazem grandes negócios, eficazes a contornar objecções mas o seu estilo por vezes coloca alguns clientes de fora.

CONSULTANTS (15%) - Bons ouvintes e bons solucionadores de problemas / necessdiades dos clientes, mas tendem a ser unidimensionais.

STORYTELLERS (7%) - Focados nos clientes mas demasiado faladores, por vezes não conseguem resultados rápidos.

FOCUSERS (19%) - Conhecem bem e acreditam  nos seus produtos mas têm pouca confiança, detalham demasiado as características do produto e não ouvem ou precepcionam as necessidades dos clientes.

NARRATORS (15%) - Conhecem bem o mercado, mas são demasiado dependentes dos materiais de Marketing e nem sempre respondem adequadamente ás questões dos clientes

AGRESSORS (7%) - Bons em negociação de preços, mas por vezes há clientes que reclamam da sua agressividade.

SOCIALIZERS (15%) - Impressionam as pessoas pela sua simpatia mas não costumam passar daí, normalmente são os que têm os menores resultados.
 
Para conhecer o estudo dos autores Lynette Ryals, Iain Davies:
http://hbr.org/hb/article_assets.gif
E o que fazer em cada um deles para melhorarem a performance:

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