"Vender - na sua essência - não é concretizar uma transacção comercial. É, em primeiro lugar, o início de uma conexão humana!" - Bob Burg

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Plano Nacional de Saúde de 2011 a 2016 está em Discussão Pública

O Alto Comissariado da Saúde colocou em discussão pública Plano de Saúde  2011-2016 apresentando a versão discutida até ao dia 18 de Fevereiro deste ano.

Estão disponíveis o Índice do Plano e alguns capítulos do 1ºVolume:

- Enquadramento; Perfil de Saúde em Portugal;

  EIXOS ESTRATÉGICOS: 
- Cidadania em Saúde; Equidade e Acesso adequado aos Cuidados de Saúde; Qualidade em Saúde; Políticas Saudáveis


No Capítulo do Perfil de Saúde em Portugal há a destacar:
Estado de Saúde da População


Evolução na última década:

"Maior esperança de vida à nascença e redução das desigualdades entre sexos e regiões; Menor mortalidade perinatal, infantil, dos 1 aos 4 anos e materna;
Doenças respiratórias e digestivas como principais causas de internamento dos jovens e doenças circulatórias e cancro, dos adultos."



Despesa com a Saúde e Consumo de medicamentos

"O consumo de medicamentos per capita aumentou de 288 euros em 2002 para 327 euros em 2009 (Infarmed, 2010). Terapêutica de cancro, antiretrovirais e medicamentos biológicos representam 70% das despesas com os medicamentos nos hospitais. Os ansiolíticos, hipnóticos, sedativos e antidepressivos são os que mais têm contribuído para esse aumento de entre os de ambulatório. O consumo de antibióticos, nomeadamente quinolonas e cefalosporinas, utilizado como indicador da qualidade, tem vindo a decrescer"

Não deixe de ler o Capítulo: Qualidade em Saúde e comente aqui.


Para conhecer e discutir o plano:



Sem comentários:

Enviar um comentário