Foi ontem assinado um Protocolo entre a Direcção Geral de Saúde e a Ordem dos Médicos para a aplicação das Normas de Orientação Clinica.
Esteve a presidir a esta assinatura, Paulo Macedo, o actual ministro da saúde que discursou durante a cerimónia.
Destaco as seguintes passagens do discurso:
"As normas e as orientações clínicas que a Direcção-Geral da Saúde emite, como órgão central do Ministério da Saúde com competência técnica para o fazer, serão elaboradas, pela primeira vez, com a participação formal da Ordem dos Médicos, de modo a que as afirmações nelas contidas sejam o produto da melhor compilação da evidência médica."
"Não deverão existir normas que não causem efeito e esse efeito tem que ser medido e quantificado. É fundamental prosseguir na implementação da governação clínica, envolvendo as direcções clínicas e as direcções dos serviços hospitalares e de cuidados primários."
Aqui no DIM Dia a Dia tenho dado a conhecer as normas da DGS apesar de nas 2 últimas isso não ter acontecido ( Antiagrgação Plaquetar e Infeccções do Tracto Urinário). Estas "Guidelines" têm para além das linhas de orientação clínica e opção terapêutica, umas fichas de controlo para uma melhor monitorização da aplicabilidade destas normas.
Para ler o discurso do ministro:
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos
Todas as Normas da DGS:
http://www.dgs.pt/
Para ler o protocolo:
https://www.ordemdosmedicos.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário