"Vender - na sua essência - não é concretizar uma transacção comercial. É, em primeiro lugar, o início de uma conexão humana!" - Bob Burg

sábado, 16 de abril de 2011

Porquê e Como faço o D.I.M., Dia-a-Dia










Existem pelo menos dois portais nacionais - RCM Pharma e Netpharma- que veiculam informação sobre o sector da Saúde e da Indústria Farmacêutica, no entanto, a sua informação é tão abrangente que a minha intenção é, aglomerar somente aquela que mais directamente afecta ou poderá ajudar a função D.I.M..











PORQUÊ
São várias as razões que me levam a fazê-lo, as principais são:
  1. Juntar num espaço, somente a informação mais relevante e actual para a actividade de D.I.M. (vendedor).
  2. Interesse pela Internet e Redes Sociais.
  3. Perceber o que é Social Media, e como podemos utilizá-lo











COMO
Criar e escrever um Blog sem leitores é o mesmo que beber cerveja sem álcool, iogurte magro ou descafeínado!
Neste caso, foi fácil descobri-los, pensei assim:
Se criasse um perfil de Facebook para o Blog, convidava-me a mim, sugeria a colegas e estes a outros e os outros a outros e por aí fora. Fui feliz no nome 














- acreditei que pegava - e rapidamente tive leitores.
Como se chama Dia-a-Dia, desafiei-me a publicar diariamente (desde que apareça informação no âmbito do Blog).
No 1º mês houve 2000 leituras...Então, tinha que continuar e foram aparecendo as dificuldades e desafios:

Primeiro erro cometido, não deveria ser um perfil, mas sim uma PÁGINA Facebook - não é grave, no entanto, a Página tem vantagem sobre o perfil, uma vez que a podemos promover e administrá-la de uma forma mais eficiente e eficaz (i.e. colocação do Botão "Gosto" no Blog e estatística).
Primeira preocupação, Qualidade no conteúdo, na mensagem, no Layout, na informação, em tudo! A mais difícil a mensagem, gostava de escrever melhor.
Segunda preocupação, onde e como encontrar a informação? 

Já usava e abusava dos alertas Google  foi só escolher as palavras certas e a toda a hora chega  informação. 
Depois descobri o Twitter, - a melhor Rede Social - segui os portais internacionais da àrea farmacêutica e mais informação a aparecer. 
LinkedIn também ajuda especialmente nos grupos de discussão, onde por exemplo descobri um link que nos leva a um PDF do "How to Win Friends and Influence People".

Existem 2 aplicações do Facebook, fantásticas: RSS Grafiti e NetworkedBlogs que ajudam a ter leitores e também de forma automática.

O Blog faz a contagem automática de cada página / publicação visitada e tem Sitemeter que me informa semanalmente, a que horas o Blog é visitado e quantos leitores são.

E para garantir o maior número de leitores e às horas certas tenho a ajuda do 














HootSuite, uma ferramenta que coloca os "post's" automaticamente em quase todas as Redes Sociais, agendando previamente. 



Haverá, agora, muitos que pensam: Ah! Por isso é que aparece de vez em quando o mesmo "post" no Facebook... E perguntavam e perguntam: Então como é que ele coloca esses "post's", de manhã até à noite? Hootsuite!


Existem publicações mais antigas da etiqueta Dia-a-Dia que tiveram poucas leituras e que penso importantes, vão aparecer de vez em quando links na PÁGINA para essas publicações.

O DIM Dia-a-Dia, nasceu a 5 de Dezembro de 2010, leva mais de 9000 visitantes, 445 "Gosto", 646 amigos no perfil que devem aderir à página - www.facebook.com/BlogDIMDiaaDia - pois tem mais e melhor informação que o perfil.











Um Erro e um Lamento
A 7 de Abril  coloquei uma publicação com um link a uma notícia do DN de 2004. São as rasteiras dos alertas e a vontade de publicar mas que alguém alertou e daí a retirada da mesma; Muito poucos comentários no Blog!
Notaram que a frequência não tem sido a mesma. É por motivos profissionais e pessoais, os que me conhecem pessoalmente sabem porquê!
Irei continuar, não com a frequência diária, mas sempre que encontrar informação pertinente e importante.


Ah! Clicar nos anúncios do Blog, ajuda... 

Adiram ao Twitter, é fantástico. Comentem. Não tenham vergonha.

Até Breve...espero!

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