"Vender - na sua essência - não é concretizar uma transacção comercial. É, em primeiro lugar, o início de uma conexão humana!" - Bob Burg

quinta-feira, 28 de abril de 2011

TOP 10 dos Salários dos CEO das Farmacêuticas

É uma reportagem especial da fiercepharma.com 


Diferenças pouco significativas nos 3 primeiros:


1º Johnson&Johnson
2ª Novartis
3º Abbott


Veja quem são e quanto ganham anualmente,aqui:
http://www.fiercepharma.com




segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dispensa Gratuita de Medicamentos após Alta de Internamento

O Jornal Público deu à estampa no passado dia 21 de Abril esta notícia de que todos os hospitais do SNS têm até Abril de 2012 para adoptar este regime de dispensa gratuita de medicamentos após internamento.


O Portal da Saúde também publicou a 21 de Abril a Lei nº 10/2011 onde refere os principais pontos deste diploma:

  • Os hospitais que integram o SNS dispensam, através dos seus serviços farmacêuticos, os medicamentos necessários para o tratamento dos seus utentes após alta de internamento;
  • A dispensa abrange os medicamentos prescritos no momento da alta, relacionados com o tratamento da patologia que motivou o internamento;
  • A quantidade de medicamentos dispensados deve ser suficiente para os primeiros três dias após a alta, incluindo o dia da alta, exceptuando os antibióticos, que devem ser dispensados em quantidade suficiente à duração da antibioterapia;
  • Os medicamentos devem ser dispensados em quantidade individualizada, cumprindo as boas práticas e as normas técnicas e regulamentares aplicáveis a este tipo de distribuição, incluindo a entrega ao utente, do folheto informativo;
  • Os medicamentos são dispensados pelos serviços farmacêuticos no momento da alta médica;
  • A dispensa de medicamentos não se aplica nos casos em que ocorra transferência para outro estabelecimento de saúde e ou unidade de internamento, incluída ou não na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.


Aqui a Lei nº10/2011:

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Página Facebook BlogDIMDiaaDia

Caro(a)s amigo(a)s,

Para acompanhar o Blog D.I.M., Dia-a-Dia através do Facebook e ser notificado das suas publicações  é este o único endereço da Página Facebook:

(Ao clicar neste Link, entrará na Página, Clique "Gosto")

Também pode clicar "Like" no Blogue, aqui do lado direito.

Também pode seguir através do Twitter:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Indicadores e Monitorização das Unidades Funcionais

É uma aplicação informática para as USF's.  

Está disponível desde 31 de Março http://www.acss.min-saude.pdf 

A 7 de Abril já 58 USF's  poderiam aceder a ela 

E neste momento das 282 USF's já em actividade 103 já estão em condições de aceder a ela. E o ritmo previsto é de 10 por semana.

Fonte:

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares

Publicado a 14 de Abril no Portal da Saúde, o projecto da Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares. E são seus objectivos:
  • Melhorar o conhecimento epidemiológico e estatístico dos factores determinantes das patologias cardiovasculares.
  • Promover a prevenção cardiovascular, sobretudo secundária e de reabilitação.
  • Promover o respeito por boas práticas clínicas e terapêuticas através da adopção de recomendações clínicas (guidelines) nacionais ou internacionais.
  • Melhorar a organização e a prestação racional de cuidados diagnósticos e terapêuticos, sobretudo no âmbito da doença isquémica cardíaca e da doença vascular cerebral.
  • Promover a avaliação das tecnologias e dos cuidados de saúde neste domínio.
Conheça aqui a Coordenação e os Indicadores da sua Actividade:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos
http://www.portaldasaude.pt/NR.pdf


www.facebook.com/BlogDIMDiaaDia

sábado, 16 de abril de 2011

Porquê e Como faço o D.I.M., Dia-a-Dia










Existem pelo menos dois portais nacionais - RCM Pharma e Netpharma- que veiculam informação sobre o sector da Saúde e da Indústria Farmacêutica, no entanto, a sua informação é tão abrangente que a minha intenção é, aglomerar somente aquela que mais directamente afecta ou poderá ajudar a função D.I.M..











PORQUÊ
São várias as razões que me levam a fazê-lo, as principais são:
  1. Juntar num espaço, somente a informação mais relevante e actual para a actividade de D.I.M. (vendedor).
  2. Interesse pela Internet e Redes Sociais.
  3. Perceber o que é Social Media, e como podemos utilizá-lo











COMO
Criar e escrever um Blog sem leitores é o mesmo que beber cerveja sem álcool, iogurte magro ou descafeínado!
Neste caso, foi fácil descobri-los, pensei assim:
Se criasse um perfil de Facebook para o Blog, convidava-me a mim, sugeria a colegas e estes a outros e os outros a outros e por aí fora. Fui feliz no nome 














- acreditei que pegava - e rapidamente tive leitores.
Como se chama Dia-a-Dia, desafiei-me a publicar diariamente (desde que apareça informação no âmbito do Blog).
No 1º mês houve 2000 leituras...Então, tinha que continuar e foram aparecendo as dificuldades e desafios:

Primeiro erro cometido, não deveria ser um perfil, mas sim uma PÁGINA Facebook - não é grave, no entanto, a Página tem vantagem sobre o perfil, uma vez que a podemos promover e administrá-la de uma forma mais eficiente e eficaz (i.e. colocação do Botão "Gosto" no Blog e estatística).
Primeira preocupação, Qualidade no conteúdo, na mensagem, no Layout, na informação, em tudo! A mais difícil a mensagem, gostava de escrever melhor.
Segunda preocupação, onde e como encontrar a informação? 

Já usava e abusava dos alertas Google  foi só escolher as palavras certas e a toda a hora chega  informação. 
Depois descobri o Twitter, - a melhor Rede Social - segui os portais internacionais da àrea farmacêutica e mais informação a aparecer. 
LinkedIn também ajuda especialmente nos grupos de discussão, onde por exemplo descobri um link que nos leva a um PDF do "How to Win Friends and Influence People".

Existem 2 aplicações do Facebook, fantásticas: RSS Grafiti e NetworkedBlogs que ajudam a ter leitores e também de forma automática.

O Blog faz a contagem automática de cada página / publicação visitada e tem Sitemeter que me informa semanalmente, a que horas o Blog é visitado e quantos leitores são.

E para garantir o maior número de leitores e às horas certas tenho a ajuda do 














HootSuite, uma ferramenta que coloca os "post's" automaticamente em quase todas as Redes Sociais, agendando previamente. 



Haverá, agora, muitos que pensam: Ah! Por isso é que aparece de vez em quando o mesmo "post" no Facebook... E perguntavam e perguntam: Então como é que ele coloca esses "post's", de manhã até à noite? Hootsuite!


Existem publicações mais antigas da etiqueta Dia-a-Dia que tiveram poucas leituras e que penso importantes, vão aparecer de vez em quando links na PÁGINA para essas publicações.

O DIM Dia-a-Dia, nasceu a 5 de Dezembro de 2010, leva mais de 9000 visitantes, 445 "Gosto", 646 amigos no perfil que devem aderir à página - www.facebook.com/BlogDIMDiaaDia - pois tem mais e melhor informação que o perfil.











Um Erro e um Lamento
A 7 de Abril  coloquei uma publicação com um link a uma notícia do DN de 2004. São as rasteiras dos alertas e a vontade de publicar mas que alguém alertou e daí a retirada da mesma; Muito poucos comentários no Blog!
Notaram que a frequência não tem sido a mesma. É por motivos profissionais e pessoais, os que me conhecem pessoalmente sabem porquê!
Irei continuar, não com a frequência diária, mas sempre que encontrar informação pertinente e importante.


Ah! Clicar nos anúncios do Blog, ajuda... 

Adiram ao Twitter, é fantástico. Comentem. Não tenham vergonha.

Até Breve...espero!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Prescrição por DCI Chumbada

A última tentativa para a Prescrição por DCI ( aqui noticiada) foi proposta pelo CDS-PP.  

Foi ontem votada contra, pelo PS e PSD.

Quem deu conta, foi o Jornal de Notícias.

Leia aqui:


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Visitas Médicas dos DIM Vitais apesar dos Avanços Tecnológicos

A PharmaTimes no ínicio deste mês, deu a conhecer o resultado de 2 Surveys realizados nos EUA que demonstraram que o nível de satisfação das visitas médicas dos DIM é elevado. 

Um estudo realizado a 5490 médicos demonstrou que apesar do aumento da utilização dos Smartphones, Tablets PC e iPads ainda preferem o contacto humano com os DIM numa proporção de 3-1. 

A classe médica norte-americana tem 5 vezes maior acesso a estas tecnologias do que a restante população e apesar disso 74% dos médicos preferem o contacto humano.

Este estudo demonstra também que 61% deste clínicos estão receptivos a receberem pessoalmente os DIM.

Noutra sondagem da KRC Research, constatou-se que 8 em cada 10 médicos dos EUA, vêm os DIM como fonte de informação útil sobre os medicamentos prescritos.


As repetidas visitas dos DIM são:

94% Oportunas

92% Úteis

82% Confiáveis


Nunca tive dúvidas da importância e da eficácia de um  custo muito elevado das farmacêuticas, nem nunca acreditei na extinção dos DIM, este artigo ajudará os mais cepticos a ganharem confiança. Em qualquer indústria os vendedores serão sempre vitais...

O artigo original:













sexta-feira, 1 de abril de 2011

2 Comunicados da Apifarma: Preços nas Embalagens e Prescrição por DCI


No que se refere ao Preço nas Embalagens destacam-se as seguintes declarações do Presidente João Almeida Lopes:

« é uma insensibilidade política a alteração sucessiva da legislação que rege a vida das empresas sem se ter em conta os seus legítimos interesses e o forte impacto e consequências na sua actividade

«Todas as embalagens alteradas, de acordo com o decreto-lei 106-A/2010, de 01 de Outubro – há seis meses, portanto - têm agora que voltar à sua antiga forma de apresentação. Isto é tremendamente absurdo. Esquecemo-nos, às vezes, que os prejuízos das empresas são, para  todos os efeitos prejuízos para o País.»



Quanto à DCI, destaca-se:

"A prescrição de medicamentos por DCI e a substituição de medicamentos é matéria que tem de ser ponderada de modo a garantir um equilíbrio que não ponha em risco a Saúde dos doentes. " (...)

"A eficácia do tratamento das patologias crónicas, sobretudo em doentes idosos e polimedicados, como refere a Organização Mundial de Saúde, depende fundamentalmente de uma boa adesão à terapêutica." (...)


Tudo no site: